quarta-feira, 17 de março de 2010

CONVITE AOS PAIS

A EEJG convida os pais e responsáveis para participarem da assembleia a realizar-se no dia 17/03/10 às 18:30 horas, com o objetivo de formar a comissão de eleição do colegiado. Contamos com a sua participação!
Direção

sábado, 6 de março de 2010

" AMIGOS DA ESCOLA" TEMA: O DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Gerar uma maior participação dos pais na educação dos filhos e valorizar o papel da educação. Estas são as propostas do Amigos da Escola para 2010, ano em que o projeto inaugura o Dia da Família na Escola, em 13 de março. O evento será a primeira mobilização nacional do ano e acontecerá no sábado para viabilizar a participação dos pais e responsáveis, permitindo que eles conheçam mais de perto a realidade escolar. Além disso, será mais uma oportunidade para que as escolas, com apoio dos núcleos e parceiros locais, possam oferecer serviços às comunidades do entorno, buscando recuperar o seu papel como pólo de referência comunitário.

Acontecerá no dia 13/03 a partir da 16:00 horas O "Dia da família na escola" em parceria com o projeto "Amigos da escola" da Inter-TV afiliada da Rede Globo. Seja voluntário, participe!

quinta-feira, 4 de março de 2010

INFORMATIVO 2010

Ações que contribuirão para a disciplina e organização no espaço escolar.

“As ações decididas no coletivo e os combinados fixos devem ser acatadas por todos os professores da escola e implementadas em sala de aula, sem exceção. Isso contribui para o sucesso das ações e unidade dos turnos.”

Em sala de aula – combinados fixos

Cronometrar bem o tempo da aula para evitar atrasos na troca de sala, evitar também atender alunos neste período. Conscientizá – los da necessidade de esperar o professor dentro da sala de aula, não saindo para os corredores
Não permitir a saida do aluno sem o uso do crachá. Alguns alunos têm crachá especial com justificativa em atestado médico, por ocasião de problemas urinários.
Evitar a saída do aluno no 1º e 4º horário – os banheiros da escola são fechados aproximadamente às 17 horas.
O professor deverá ser o último a sair da sala de aula, apagando o quadro, a luz e o ventilador, no terceiro e no último horário. Lembre-se que no terceiro horário a sala deve ser devidamente trancada pelo professor. E a chave deverá ser levada a sala dos professores. Quando regressar para a turma no 4º horário é responsabilidade do professor pegar a chave da sala para onde irá se dirigir.
Ao entrar e sair da sala de aula zelar pela limpeza e organização do espaço.
Não autorizar a saída do aluno para conversar com a coordenação ou qualquer outro funcionário, durante o horário de aula, exceto quando for solicitado por outro funcionário da escola.
Aluno com queixa de estar “passando mal” deverá ser encaminhado ao serviço pedagógico.
Não é permitido o uso de celular, MP3 ou outros aparelhos eletrônicos do gênero entre os alunos. O uso dos mesmos acarretará em recolhimento desses por parte do professor que os entregará ao pedagogo do turno. Explique que a devolução será ao responsável legal.
O uso do celular pelo professor em sala de aula não é permitido.
O uso de equipamentos de apoio a aula do professor podem ser utilizados desde que anteriormente reservados com o pedagogo do turno.
O professor deve ser exemplo de responsabilidade e organização junto ao aluno e, deve cobrar do aluno organização, responsabilidade e respeito.

Em relação ao rendimento e comprometimento com os estudos

A cada etapa encaminhar a relação dos alunos, cuja as notas forem inferiores a 60% dos pontos distribuidos ao SSP. O impresso será fornecido aos professores.Será feita a análise dos erros junto aos alunos, orientação de estudos e ontato om a família, se neessário.
Encaminhar aluno a equipe diretiva quando necessário para orientação, aconselhamento e contato com a família quando não for possível administrar o conflito dentro da sala de aula pelo próprio professor. Porém, a equipe só atenderá o aluno se o mesmo estiver com a ficha de encaminhamento e devidamente acompanhado pelo líder da turma ou por outro funcionário da escola.
Observar se o auno está com o desempenho comprometido e comunicar á coordenação.
Esclarecer aos alunos que a escola não se responsabiliza nos casos de perda de materiais escolares, dinheiro, equipamentos ou aparelhos trazidos à escola.
É responsabilidade do professor atentar aos casos de: conversa paralela em sala, defasagem de conteúdo, alunos sque não fazem as tarefas e atividades propostas, baixo rendimento. Os pedagogos estão prontos a auxiliar os professores nos referidos casos.

Em relação aos diários de classe

1. Quanto aos diários de classe proceder da seguinte forma:
• Deixar diários de classe na escola de acordo com orientações da direção e secretaria.
• Usar caneta azul ou preta para escrituração do mesmo.
• Fazer a chamada no início da aula diariamente.
• Os diários devem estar sempre em dia – matéria lecionada, frequência, notas.
• Casos de alunos a serem acrescentados ao diário devem ser levados a secretaria da escola. O professor não pode fazer o registro por conta própria.

•Procedimentos com a tarefa

A tarefa de casa deve constituir atividade diária em todos os conteúdos.
Quando o professor passa tarefa para casa, ele pode ter vários objetivos em mente: fixar conceitos passados em classe, introduzir a aula do dia seguinte, desenvolver a independência do aluno, desenvolver a sua apaidade de resolver situações e de produzir intelectualmente sozinho e também desenvolver o hábito de estudo.
Critérios para o planejamento da tarefa de casa
• Relacionar a tarefa com o conteúdo da aula.
• Obedecer a uma graduação de dificuldades.
• Dosar as tarefas.
• Estabeleer instruções claras e precisas.
• Evitar tarefas complexas que exijam muita interferência da família.

Correção e apreciação da tarefa

É necessário que a correção seja feita no início da aula, uma vez que se refere aos assuntos da aula anterior.
1ª etapa: Visto do professor(a) a fim de verificar o cumprimento da tarefa e registro na acompanhamento das tarefas, ficando a correção no caderno para o próprio aluno.
2ª etapa: Correção dos erros cometidos.

COPA DO MUNDO 2010

Será realizada na África do Sul em 2010 a Copa do Mundo 2010 que terá 32 países participantes da competição. A África do Sul é o único time pré-selecionado para participar da maior competição futebolística do mundo que é organizado pela FIFA, pois é o país sede da competição.

A África do Sul concorreu com outros quatro países para ser a sede da Copa do Mundo 2010 e venceu a concorrência com 14 votos, seguida do Marrocos com 10 votos, Egito com nenhum voto e a junção de Líbia e Tunísia que mesmo antes de entrar na concorrência, foram eliminadas.
A FIFA divulgou a lista das 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2010 que acontecerá na África do Sul. O Brasil garantiu sua vaga com 3 rodadas de antecedência após vencer a Argentina por 3 a 1 e fez a melhor campanha das eliminatórias da Copa de 2010. Confira abaixo a lista das seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2010:

1.Brasil
2. Chile
3.Paraguai
4.Argentina
5.Uruguai
6.Dinamarca
7.Suíça
8.Eslováquia
9.Alemanha
10.Espanha
11.Inglaterra
12.Sérvia
13.Itália
14.Holanda
15.Grécia
16.Eslovênia
17.Portugal
18.França
19.Estados Unidos
20.México
21.Honduras
22.Gana
23.Costa do Marfim
24.Nigéria
25.Camarões
26.Argélia
27.África do Sul
28.Japão
29.Austrália
30.Coreia do Sul
31.Coreia do Norte
32.Nova Zelândia

terça-feira, 2 de março de 2010

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Pela ação ou pela omissão, os homens são os principais atores da violência contra a mulher. Geralmente, as mulheres são vítimas de homens muito próximos do convívio diário delas. Outros homens não se posicionam e acabam sendo cúmplices. O que nós queremos é instigar os homens, para que eles nem cometam, nem se calem diante da violência.

A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) instituiu punições mais severas a crimes contra a mulher, cometidos no âmbito doméstico ou familiar. Mas mesmo após a aprovação da Lei, a violência contra a mulher ainda é muito forte no Brasil, necessita-se de mais delegacias da mulher. Por isso é preciso investir em prevenção e na conscientização.

De acordo com o DIEESE, em todo o país crescem os números de casos de violência contra as mulheres. Só em 2009, 260 mulheres foram assassinadas em Pernambuco, segundo o Fórum de Mulheres do Estado. Em 2009 a Delegacia da Mulher já recebeu cerca de 7 mil denúncias de violência contra a mulher.

Dia 25 de novembro é uma data de grande importância para as mulheres do mundo inteiro, principalmente para as que sofrem ou já sofreram algum tipo de violência, é o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. Se este problema não fosse tão grave, não seria necessário um dia específico para recordar este tema. A violência contra a mulher é um problema mundial que não distingue camada social.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

HISTÓRIA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.


A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).


OBJETIVO DA DATA

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.


CONQUISTAS DAS MULHERES BRASILEIRAS

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm



sábado, 20 de fevereiro de 2010

COPA DO MUNDO

Copa do Mundo na África do Sul e comenta: Essa reportagem será de grande ajuda para trabalharmos o tema em nossa escola.
Para ler o texto, clique em :http://revistaescola.abril.com.br/copa-do-mundo-africa-do-sul/ Boa leitura!
NOVA ESCOLA ON-LINE

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PLANO DE AÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA / 2010

AÇÕES EM RELAÇÃO AOS ALUNOS

· Acompanhamento das turmas / alunos;
· Avaliação diagnóstica;
· Mutirão de leitura / Fatos;
· Acompanhamento do conselho de classe;
· Acompanhamento do resultado do SIMAVE / PROEB / PAAE;
· Palestra de incentivo aos estudos;
· Atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem, com a sua inclusão no processo educativo;
· Parceria com Promotoria Pública e Conselho Tutelar;
· Recuperação paralela;
· Acompanhamento e encaminhamento de casos especiais: indisciplinas, desvios comportamentais, problemas de aprendizagem;
· Acompanhamento do rendimento dos alunos - o professor tem que entregar o resultado e, nos casos de baixo rendimento, procurar os pais ou responsáveis;
· Solicitar a participação da família sempre que necessário;
· Ficha de acompanhamento do rendimento do aluno;
· Atendimento a pequenos grupos;
· Registro do prontuário dos alunos;
· Participação nas mensagens / Reflexões;
· Incentivo na participação de Projetos, gincanas, concurso, avaliação externas e internas;
· Prevenção e acompanhamento da evasão escolar;
· Acompanhamento das progressões parciais;
· Leitura do informativo dos alunos, enfatizando os direitos e deveres, a consciência da liberdade, responsabilidade e respeito;



AÇÕES/ ACOMPANHAMENTO DOS PROFESSORES

· Participar do processo de elaboração do planejamento escolar anual, bimestral e semanal;
· Acompanhamento e monitoramento da execução do planejamento do professor de acordo com as ações previstas no PDE;
· Subsidiar o planejamento o professor – Modulo II, reuniões quinzenais, capacitação pedagógica, trocas de experiências profissionais, reuniões bimestrais e grupos de estudo;
· Apoio e acompanhamento dos projetos, concursos a atividades interdisciplinares;
· Acompanhamento e elaboração do PGDI;
· Propor o replanejamento das ações sempre que necessário;
· Identificar as dificuldades dos alunos e buscar soluções conjuntas para os mesmos;
· Utilizar os resultados das avaliações externas e internas para propor intervenções pedagógicas;
· Auxiliar o professor no uso dos materiais de apoio pedagógico;
· Leitura, análise e entendimento do Regimento Interno da escola através do informativo do professor;
· Auxiliar os professores na escolha e utilização dos procedimentos e recursos didáticos que melhor atendam os objetivos propostos.
· Conscientizar o professor para a necessidade da: pontualidade, organização, escrita em dia, preenchimento entrega dos diários e preenchimento e entrega da taleta.
· Apoio aos trabalhos da biblioteca.
· Busca de parcerias com as faculdades locais.
· Monitoramento das ações do PDE.
· Monitoramento das Atividades Práticas de Laboratório.
· Utilização permanente dos recursos pedagógicos disponíveis no site da escola.
· Apoio na elaboração e execução do Portifólio dos professores.
· Apoio e sugestões na equipagem do Laboratório.



AÇÕES QUANTO A INTEGRAÇÃO FAMÍLIA / ESCOLA

· Apresentar á comunidade escolar do projeto político pedagógico, reformulado bem como os projetos a serem realizados no decorrer do ano letivo.
· Contribuir com o processo de integração escola, família e comunidade atuando como elemento facilitador da comunicação entre eles, com o objetivo de tornar efetiva a tarefa educativa.
· Organizar e realizar debates e palestras de temas de interesse e necessidade da comunidade escolar. (Psicólogo, médico, polícia, etc)
· Realizar plantão pedagógico sempre que necessário.
· Realizar bimestralmente reuniões junto aos pais, para análise e discussões dos resultados, na busca de novas propostas para a melhoria da aprendizagem.
· Proceder ao levantamento das manifestações culturais, sócio-econômicas e lingüísticas junto aos alunos e sua família.
· Promover momentos de integração entre a escola e família através das manifestações culturais. Ex: Mostra cultural, festival de música, festa junina, Gincanas, etc
· Orientar os pais quanto a necessidade e importância no acompanhamento na vida escolar de seu filho. Ex: Realização de tarefas, trabalhos e também quanto ao hábito de estudo.
· Buscar sempre parcerias entre a escola e comunidade nos projetos e ações desenvolvidos pela escola. Ex: Gincanas, Natal solidário etc.Promover através de reuniões do colegiado uma participação efetiva dos pais nas decisões