domingo, 15 de agosto de 2010

" II Gincana Estudantil para a Sustentabilidade "


v  A Equipe Diretiva da Escola Estadual “Dr. Joaquim Gomes da Silveira Neto”, junto com seus professores e alunos, inicia sua “II Gincana Estudantil para a Sustentabilidade.”
v  A Gincana tem por objetivo promover ações concretas de resgate do meio ambiente e unir toda a comunidade escolar em ações voltadas a sustentabilidade e solidariedade.
v  A Gincana contará com tarefas permanentes de arrecadação, tarefas de transformação de recicláveis, tarefas relâmpago.
v  A Gincana será detonada no dia 13 de agosto em um momento coletivo a ser realizado no pátio da Escola.
v  Para o desenvolvimento das atividades, cada uma das turmas da escola torna-se automaticamente uma equipe, que contará com o apoio de seu professor coordenador e seus líderes.
v  Observação: Em cada momento coletivo serão realizadas atividades surpresa, onde as equipes deverão se organizar com agilidade para cumpri-las.

Tarefas da gincana:

Na 1ª etapa da gincana,  será a mais curta da gincana e será apenas o dia 13 de agosto, cada turma deverá apresentar no momento coletivo:
·         Nome da equipe e Grito de Guerra – que devem ser criados com base no tema da Gincana – SUSTENTABILIDADE. Tarefa Cumprida ( de acordo com o estabelecido no presente regimento) vale 50 pontos para a equipe.

Na 2ª etapa da gincana, que vai do dia 16 a 26 de agosto, cada equipe deverá entregar ao pedagogo/vice-diretor do turno até o 4º horário da quinta-feira:
·         70 latinhas de alumínio – amassadas. A tarefa cumprida vale 300 pontos e cada latinha adicional vale 10 pontos.
·         Apresentação de um objeto feito a partir de material reciclável - pet, latinhas, tampinhas entre outros objetos. A tarefa cumprida e apresentação do objeto na 6ª feira 20 de agosto em momento coletivo com os alunos vale 200 pontos.
  • Cada equipe deverá se organizar e criar um pequeno teatro ou uma paródia onde o tema exposto seja Meio Ambiente e Sustentabilidade e, no momento coletivo, 10 membros da equipe (no máximo) deverão apresentá-la (devem organizar coreografia e caracterização) – tempo máximo de apresentação 2 minutos. Tarefa cumprida vale 300 pontos.
  • Arrecadar 1500 folhas de A4 (3 pacotes de 500 folhas ou 15 pacotes de 100 folhas) – A tarefa vale 1500 pontos e deve ser entregue até a 5ª feira 26/08/10 no 2º horário. A pontuação da equipe será comunicada no momento coletivo, na quadra. Cada 100 folhas adicionais, vale 150 pontos.

Na 3ª semana, que vai do dia 27/08/10 a 02/09/10, cada equipe deverá entregar ao pedagogo/vice-diretor do turno até o 4º horário da quinta-feira:
  • Mural informativo contendo notícias relacionadas ao meio ambiente. As notícias podem denunciar situações de agressão, práticas e projetos inovadores, situações relacionadas a sustentabilidade ambiental, relato de situações referentes ao meio ambiente de maneira geral. As notícias devem conter fonte e data de publicação – no caso de notícias retiradas da internet, devem conter o nome do sítio eletrônico de onde as notícias foram extraídas e a data (que deve ser do mês de agosto).OBS.: O mural deve ser feito em papel AG ou AP e as notícias devem ser coladas sobre o mesmo. O mural deve conter um título interessante relacionado ao que expõe e a identificação da equipe (com o nome da equipe e turma).
  • Apresentar 05 receitas culinárias que reaproveitem cascas de legumes ou frutas e folhas – o que geralmente é descartado numa cozinha. Tarefa cumprida vale 200 pontos. OBS.: as receitas devem ser entregues em folha A4 e lidas
  • Arrecadar 1500 folhas de A4 ( 3 pacotes de 500 folhas ou 15 pacotes de 100 folhas) – A tarefa vale 1500 pontos e deve ser entregue até a 5ª feira 02/09/10 no 2º horário. A pontuação da equipe será comunicada no momento coletivo, na quadra. Cada 100 folhas adicionais, vale 150 pontos.

Na 4ª semana, que vai do dia 03 de setembro a 09 de setembro, cada equipe deverá entregar ao pedagogo/vice-diretor do turno até o 4º horário da quinta-feira:


Arrecadar 1500 folhas de A4 (3 pacotes de 500 folhas ou 15 pacotes de 100 folhas) – A tarefa vale 1500 pontos e deve ser entregue até a 6ª feira 09/09/10 no 2º horário. A pontuação da equipe será comunicada no momento coletivo, na quadra. Cada 100 folhas adicionais valem 150 pontos.


Arrecadação de moedas: cada turma deve arrecadar moedas de qualquer valor e, cada dez centavos, soma 01 ponto para a equipe.

  Premiação: Uma tarde de lazer em um clube da cidade (por conta da escola).                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Comente!