terça-feira, 31 de maio de 2011

PLANO DE TRABALHO DA EQUIPE DIRETIVA PARA 2011/2013


Escola Estadual Joaquim Gomes Silveira Neto


Processo de Escolha de Diretor e Vice-Diretor



 Elizabeth Gomes Alves

 Márcia Cristina de Barros

 Maria Aparecida de Jesus

 Isabel Cristina


1. DADOS DA ESCOLA



• Nome da Escola: Escola Estadual “Dr. Joaquim Gomes da Silveira Neto”

• Código: 190829

• Tipologia: R035c4

• Endereço: Rua Vereador Célio Valadares da Silva, 525 – Caladinho de Cima

• Município: Coronel Fabriciano – CEP: 35.171.273 – UF: Minas Gerais

• Localização: Urbana

• Nº de Professores / Funcionários: 109

• Nº de alunos: 1407

• Nº de Turmas: 37 Ensino Regional, 1 Turma de PAV II, 3 Turmas de Tempo Integral

• Turnos: (x) Matutino, (x) Vespertino, (x) Noturno

• Níveis e Modalidade:

• ( x ) Ensino Fundamental II

( x) Ensino Médio Regular e EJA

(x ) Aprofundamento

( x) Tempo Integral



2. RESPONSÁVEL PELA PROPOSTA (Nome e Masp)

• Diretor: Elizabeth Gomes Alves

• Vice Diretor: Márcia Cristina de Barros, Maria Aparecida de Jesus, Isabel Cristina da Silva Alves

• Assinaturas:_____________________________

• Data: / /

• Assinatura do Presidente _____________________________________


PLANO DE AÇÃO A SER DESENVOLVIDO NA E. E. “DR. JOAQUIM GOMES DA SILVEIRA NETO”



ELIZABETH GOMES ALVES


 Vida Profissional (Inicio da Carreira em 1978)

 Escola Estadual “Professora Celina Machado” (Como Professora)

 Escola Estadual “Professor Francisco Letro” (Como Professora)

 Escola Estadual “Carmem Cotta” (Como Professora)

 Escola Estadual “Dr. Joaquim Gomes da Silveira Neto” (Como Professora)

 19ª Superintendência Regional de Ensino (Setor Pedagógico)

 Escola estadual “Dr. Joaquim Gomes da Silveira Neto” (Diretora)

 Prefeitura Municipal de Ipatinga (Como Secretária Adjunta do SME)

 Escola Estadual “Pedro Calmon” (Como Professora)

 Escola Estadual “Dr. Joaquim Gomes da Silveira Neto” (Vice-Diretora do Noturno)

 Escola Estadual “Dr. Joaquim Gomes da Silveira Neto” ( Como Diretora)

PLANO DE AÇÃO A SER DESENVOLVIDO NA E. E. “DR. JOAQUIM GOMES DA SILVEIRA NETO”



MÁRCIA CRISTINA DE BARROS

 Vida Profissional (Inicio da Carreira em 1978)



 Uma das Fundadoras da Escola Estadual “Dr. Joaquim Gomes da Silveira Neto”, teve inicio de carreira em 1978, quando a mesma funcionava em um prédio de tábua perto do Banco do Brasil.

 Escola Estadual “Zacarias Roque” (Professora)

 Escola Estadual Professor “Pedro Calmon” ( Como Professora do Ensino Fundamental)

 Escola Estadual “Rotildino Avelino (Como Professora do Ensino Fundamental)

 Escola Estadual “Dr. Joaquim Gomes da Silveira Neto” (Como Professora e Vice-Diretora)



PLANO DE AÇÃO A SER DESENVOLVIDO NA E. E. “DR. JOAQUIM GOMES DA SILVEIRA NETO”



ISABEL CRISTINA DA SILVA ALVES



 Vida Profissional



 Escola Estadual “Dr. Joaquim Gomes da Silveira Neto” (Como Auxiliar de Secretaria, Professora em uso de Biblioteca, Professora do Ensino Fundamental)

 Escola Estadual “Zacarias Roque” (A caminho da Cidadania)

 Escola Estadual “Silvino Pereira” (Como Professora do Ensino Fundamental)

 Escola Estadual “Geraldo Perlingeiro” (Como Professora do Ensino Médio)

 Escola Estadual “Dr. Querubino” (Como Professora do Ensino Médio)

 Escola Estadual “Padre de Man” (Como Professora do Ensino Médio)

 Escola Estadual “Paulino Cotta Pacheco” (Como Professora do Ensino Médio)

 Escola Estadual “Professora Pedro Calmon” (Como Professora do Ensino Médio)

 Escola Estadual “Germano Pedro de Souza” – Hematita – Antônio Dias ( Como



PLANO DE AÇÃO A SER DESENVOLVIDO NA E. E. “DR. JOAQUIM GOMES DA SILVEIRA NETO”

MARIA APARECIDA DE JESUS

 Vida Profissional (Inicio da Carreira em 1979)



 Escola Estadual “Coronel Francisco Rolla” (Educação Adulta)

 Escola Estadual “Coronel Francisco Rolla” (Educação Infantil)

 Escola Estadual “Cônego João Pio (Professora e Supervisora)

 Escola Estadual “Dr. Mateus de Vasconcelos (Professora, Vice-Diretora, Supervisora e Diretora)

 Escola Estadual “Padre José Maria de Man” (Supervisora)

 Escola Estadual “Alberto Giovanini (Professora)

 Colégio João Calvino (Professora)

 Instituto Educacional Monsenhor Rafael (Supervisora e Professora)

 Escola Estadual “Dr. Joaquim Gomes da Silveira Neto” (Professora, Supervisora e Vice-Diretora)

 Escola Estadual “Tancredo de Almeida Neves” (Tempo Integral)

 SENAC ( Instrutora e Coordenadora do projeto “Menor Aprendiz” e Palestrante)

 Colégio João Calvino (Diretora Pedagógica)



E. E. “DR. JOAQUIM GOMES DA SILVEIRA NETO”



 MISSÃO

Oferecer uma educação libertadora, contextualizada, problematizadora, permitindo ao nosso aluno a construção do seu próprio saber e preparando-o para enfrentar as diversas situações que vida lhe oferece de forma segura e consciente.

 META

Que todo trabalho ação seja feito de forma participativa.



 HISTORICO

A escola estadual “Dr. Joaquim Gomes Silveira Neto” funcionou por 8 anos às margens da BR 381, em condições precárias de funcionamento. Após uma grande luta da comunidade em Outubro de 1996, a escola foi instalada neste prédio, foi quando começamos nossa administração.

A partir de então, realizamos vários projetos que vieram a contribuir para o enriquecimento de toda comunidade escolar. Além da parte pedagógica, houve melhorias também na rede física e hoje nossa escola é considerada uma das escolas mais bonitas da nossa região, principalmente, devido ao nosso projeto de jardinagem e ao projeto de conservação ambiental, onde já se percebe em nossos aluno a preocupação com cuidado e a preservação de todo ambiente escolar.




PROPOSTAS REALIZADAS NA GESTÃO 2007/2011



 PEDAGOGICA

• Trabalhos através de projetos vinculados a realidade (mini-feira).

• Trabalhando o aluno como um todo respeitando a sua individualidade.

• Integrar Escola e comunidade escolar

• Trabalho sistemático e continuo sobre Educação Sexual.

• Equipar a biblioteca do professor e do aluno (vídeos e livros).

• Ampliar a prática esportiva (responsável pelo desenvolvimento do aluno como um todo: social, psicomotor e afetivo).

• Capacitar os professores através do desenvolvimento de projetos

• Promoção de eventos culturais e artísticos voltados a atender a comunidade.

• Feiras e Gincanas literárias .

• Participação em concursos e competições.

o Implantação do Ensino Médio de caráter acadêmico, preparando e formando o alunos capazes de competir e prepará-los para participação no ENEM,PROUNI,e mercado de trabalho.

o Implantação do Projeto aprofundamento de estudos.

o Participação nos projetos GDP e GDPEAS.

o Implantação de turmas de tempo Integral garantindo atendimento aos alunos com dificuldades



 ADMINISTRATIVA

• Capacitar o colegiado para atuar de forma participativa em todas as áreas, principalmente no pedagógico.

• Montar parcerias com empresas e comunidade com o objetivo de oferecer cursos diversificados.

• Aumentar o acervo pedagógico e bibliográfico.

• Defender a conservação e melhoria de todo o patrimônio escolar.

• Reunir-se periodicamente com os docentes, especialistas e comunidade para exame conjunto de problemas, avaliação e propostas de soluções.

• Manutenção do atendimento do gabinete dentário.



 FINANCEIRA

• Elaboração de projetos para captação de verbas para realização das propostas.

• Estimular e conscientizar a comunidade do seu importante papel na manutenção financeira da escola.

• Empregar e prestar contas corretas de todo o recurso financeiro da Escola junto aos trabalhadores, educadores, alunos e familiares.

• Buscar integrar a comunidade x Escola.

• Promover a realização de comemorações com o objetivo de entrosamento e resgate da cultura.Desenvolver a consciência de uma ética (profissional) pautada no relacionamento humano.



ROJETOS REALIZADOS E METAS ALCAÇADAS



 ADMINISTRATIVA

• Reestruturação da secretaria da escola.

• Instalação de programas para organização da secretaria.

• Organização/ampliação das salas de informática.

• Construção de duas salas de aula.

• Manutenção da rede elétrica e hidráulica da escola.

• Aquisição de jogos e material de apoio pedagógico para o professor,

• Incentivo a participação de grupos de Desenvolvimento GDP e grupo de protagonismo juvenil GDPEAS,

• Parceria com a PM,Promotoria e Conselho Tutelar e Conselho de Segurança nos casos de alunos faltosos e indisciplina,

• Aquisição de internet banda larga

• Aquisição da fanfarra,

• Manutenção dos materiais de Educação Física

• Construção da quadra coberta,

• Aquisição de 07 jogos de mesas para xadrez

• Aquisição de um quadro interativo

• Aquisição de 02 Data-show

• Aquisição de 02 Noot-Nook

• Efetivação do Dia D proposto pela SEE

• Elaboração de planilha para reforma da escola, construção de rampa para

acesso as pessoas com deficiência e construção de02 salas de aula.


 Alem das conquistas acima a Escola conta com:

• Assinatura da Revista Nova Escola, Mundo Jovem, Revista Ciências Hoje.Folha de São Paulo, Nosso Amiguinho,

• Ampliação do acervo da biblioteca, com 1000 livros de literatura

• Aquisição de som com microfones, mesa de controle, 3 caixas acústicas(verba estadual – recursos próprios).

• Pintura da Escola (recursos próprios).

• Projeto jardinagem com manutenção de um jardineiro (recursos próprios).

• Aquisição da videoteca


 PEDAGÓGICO

 Projetos

• Leitura e Escrita: “Uma concepção para o futuro”.

• Cidadão consciente.

• Ação Pedagógica.

• Educação Ambiental.

• Uma proposta de Trabalho de Leitura e escrita para alunos de 5as /6as.

• Disciplina x Ato de Amor

• Projeto Afetivo Sexual “Um novo olhar a sexualidade

• Projeto Interdisciplinar “Meio Ambiente Escolar”.

• Oficinas: Aprender fazendo

• Momento de leitura

• Turmas de Tempo Integral

• Aprofundamento de estudos

• Natal Solidário



 Palestras:

• AIDS

• Sexualidade

• Auto-Estima

• Mundo do Trabalho

• O profissional do futuro

• Elaboração de Currículo e outras.





 FINANCEIRO

• Compra de fitas de vídeo (coleção superinteressante) Montagem da Videoteca.

• Aquisição de alguns materiais para cantina.

• Ampliação da Biblioteca do professor: Alfabetização sem segredos, temas Transversais: Ética, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade, Artes, Vários livros pedagógicos, Cultura, Saúde.

• Aquisição de: 5 microsystem, 1 caixa de som, 1 microfone sem fio, aparelho de vídeo, Data Show, máquina para xeróx, duplicadora,

• Construção de 02 salas de aula,

• Construção da quadra coberta

• Aquisição do Quadro Interativo,possibilitando diversificação das aulas.



 SOCIAL

• Celebração da Páscoa/ Partilha

• Festa do Professor

• Confraternização dos alunos

• Campeonatos Esportivos

• Gincana

• Mostra cultural

• Eleição da Garota e Garoto JG

• Noite de Talentos

• Competição esportivas externas (JEF,Jemg, Xadrez..)


A Escola Estadual “Dr. Joaquim da Silveira Neto” tem orgulho de ter trabalhado e desenvolvido junto aos seus alunos e funcionários projetos como referências na organização e postura de seus alunos , conservação ambiental e preservação do seu espaço.



PROPOMOS PARA A GESTÃO DE 2011


A continuidade de um trabalho através dos temas transversais, da pedagogia de projetos, visando à sensibilização, a formação humana, ou seja, a mudança de comportamento negativo, para o resgate de valores perdidos como: respeito humano e ambiental, solidariedade, responsabilidade, auto-estima e prazer saudável. Enfim, uma escola lúdica sem cair no liberalismo vulgar.

Manteremos nosso compromisso de desenvolver discussões coletivas, atividades, oficinas, palestras e filmes que proporcionam a nossa escola um ambiente onde a humanização, a formação, a integração e a formação humana, façam parte da formação profissional, visando uma verdadeira democratização da Escola, que não consista apenas de um momento eletivo, mas continuo. Uma vez que entendemos que os verdadeiros profissionais da educação, necessitam compreender um novo papel ou uma nova postura de que não somos donos absolutos do saber e que não temos todas as respostas e nem sequer, nos fizemos ainda, todas as perguntas.

Somos sim possuidores de todas as disponibilidades do caminhar lado a lado, porque, com nossos alunos somos aprendizes da natureza.

Assim sendo tudo faremos para constituirmos direções geradas no consenso, no interesse maior da busca de um novo homem para construção de uma sociedade que seja capaz de priorizar o interesse coletivo, sobre os interesses individuais, a disputa do poder, a ausência de ética e a omissão de muitos cujos sonhos não são colocados em prática, porque priorizam sempre sua vida pessoal.

Concluindo, afirmamos que este projeto não está acabado, e sua realização só será possível se trabalharmos de maneira organizada, disciplinada e consciente. Para isso é fundamentais termos uma estrutura administrativa arrojada e dinâmica, profissionais competentes e questionadores, alunos críticos e atuantes, dialogo constantes com todos os segmentos sociais direta ou indiretamente envolvidos no processo: profissionais da educação, pais, alunos e sociedade civil organizado.

OBJETIVOS

• Rever objetivos e delinear novas ações no sentido de possibilitar a aprendizagem significativa constituem nosso maior desafio.

• Capacitar os professores envolvidos nos projetos com novas estratégias metodológicas, a serem apresentadas em sala de aula.

• Implementação do PDE.

• Acompanhamento sistemático o PIP II

• Promover a integração escola, família e comunidade.

• Círculo de palestras para a família pautada na educação dos filhos

• Plantão pedagógico extra turno para atendimento ao pais

• Preparar cidadãos críticos de suas ações mediante as circunstancias apresentadas, aprimorando a capacidade de reflexão dos alunos em relação ao peso de sua liberdade.

• Promover a interdisciplinaridade entre os diversos conteúdos ministrados, fortalecendo o trabalho com os temas transversais.

• Conseguir a participação dos alunos em todo o processo de criação e apresentação de atividades.

• Construir laços afetivos na formação da moral coletiva.

• Conscientizar educadores e alunos da importância do equilíbrio das ações interpessoais no cotidiano da escola.

• Resgatar entre professores, alunos e pais o diálogo e conscientização da necessidade do saber ouvir.

• Aprimorar e enriquecer as relações humanas mantendo o equilíbrio diante de problemas que possam ocorrer.

• Conhecer e aprimorar o conhecimento na área cientifica compreendendo a importância e os benefícios que esse saber nos traz.

• Promover encontros visando trabalhar a ética, profissionalismo e o pensar.

• Ampliar e atualizar os serviços de informática, oferecendo maior diversidade de programas proporcionando ao aluno acesso a esses serviços.

• .Aquisição de internet Banda Larga 1MB (velox)

• Incentivar a participação em programas como: ENEM, PROUNI, Nestlé, OBF, OBM, Projeto Chuá, mostrando a importância dos mesmos.

• Instrumentalizar o aluno para atuar como sujeito crítico e criativo no processo social experimentando e desenvolvendo suas habilidades e seu potencial.

• Incentivar os alunos do 3º ano do Ensino Médio, para participar do curso de aprofundamento de estudos,assim como no programa de formação Inicial para

o Trabalho (FIT)


APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DA CHAPA

 ÁREA PEDAGÓGICA

• Capacitação dos professores visando o seu aperfeiçoamento no aspecto pedagógico no que diz respeito ao trabalho com projetos, interdisciplinaridade, e garantindo assim nova proposta do Ensino Médio.

• Permanência e continuidade dentro de uma nova visão do Ensino Médio (2º grau) através do Ensino Regular Normal, EJA, fazendo um trabalho diferenciado onde a novas diretrizes coloquem a escola como agente principal na definição do currículo, o professor como agente transformador e o estudante, o cidadão-alvo da mudança, dando dessa forma, uma nova abordagem ao Ensino Médio, (Escola referência).

• Redução do índice de evasão que ainda gira em torno de 10% para 5% ao final dos 4 anos.(noturno)

• Reestruturação do atendimento a realidade do aluno.

• Realização de projetos junto com professores e comunidade, no sentido de fazer uma educação para a vida, resgatando valores e conceitos formando um cidadão capaz de perceber o mundo e atuar sobre ele.

• Implementação do laboratório de informática (extensivo a alunos, funcionários e comunidade ligado à internet).

• Elaboração de projetos solicitando profissionais especializados para acompanhamentos psicológicos e comportamentais aos alunos e familiares de forma individual e em grupo, de acordo com a necessidade.

• Curso de aperfeiçoamento visando o domínio e a qualidade do trabalho dos professores no que se refere a implementação do CBC.

• Aulas de reforço para alunos com dificuldades, em horário extra-turno, visando o acompanhamento e melhoria no desempenho do ensino aprendizagem.

• Elaboração de projetos incluindo dentro da carga horário do professor tempo para estudo, capacitação e planejamento Módulo II.

• Trabalho com programação especial com os alunos do Ensino Médio, oportunizando a participação nos programas ENEM, PROUNI.

• Realização de palestras, excursões, oficinas, junto aos alunos.

• Manutenção dos campeonatos internos e externos.

• Incentivo e apoio participação de todos os alunos do 3º Ano o Ensino Médio ao curso de aprofundamento, visando a sua participação no ENEM, PRO-UNI, vestibulares e no trabalho.

• Implantação e implementação a todos os alunos do Ensino Médio ao curso de Formação Iniciação para o Trabalho.(FIT)

• Continuidade e implementação da participação de Escola no Projeto PEAS.

• Garantia de realização das oficinas dentro do projeto PEAS (Musica, Artes, danças, etc.)

• Incentivo de estudo a participação de concursos.

• Incentivo e participação dos professores no projeto GDP.

• Garantir o comprimento do acordo de resultados,melhorando assim não só o desempenho dos alunos,como também a melhoria dos nossos resultados.

• Garantir a realização e cumprimento por todos os professores do PIP II

• Realizações das mostras culturais.



 ÁREA ADMINISTRATIVA



• Elaboração de projetos para aquisição de verbas e parcerias para realização das propostas junto aos órgãos estaduais e empresas privadas.

• Acompanhar sistemáticamente a reforma da escola assim como a construção da rampa e a construção das salas de aula .

• Continuidade através de discussões e sugestões dos alunos e funcionários das normas e regulamentos da Escola, pois às mesmas nos proporcionam garantia de organização, respeito, segurança e qualidade da escola.


 ÁREA SOCIAL

• Socialização e integração da Escola e Comunidade através de eventos (festa da Família, Semana da Arte, Noite de Talentos, exposição de Trabalhos Artesanais, Oficinas Projetos PEAS, etc.)

• Promoção de eventos com a participação de toda comunidade escolar a fim de arrecadar subsídios para aquisição de alguns materiais citados.

• Promoção de campeonato interna e externa.

• Realização de atividades como: Mostra cultural, festa Junina, Folclore.

• Encontrar bimestralmente com a comunidade escolar para apresentação dos projetos realizados e oportunizar um melhor entrosamento e confraternização da comunidade com a escola.

• Circulo de palestras para os pais, proporcionando assim ajuda na difícil tarefa

de educar.



 ÁREA FINANCEIRA


• Aquisição de materiais didáticos, principalmente para o 2º grau como: livros, paradidáticos, fitas de vídeo, filmadora, projetor de slaid, computador com impressora para uso dos professores ligado a internet.

• Discussão com funcionários e colegiado para priorizar a aplicação de verbas.

• Exposição de escola das prestações de contas para conhecimento da comunidade.

• Ampliação e expansão da biblioteca e a construção de mais uma sala de vídeo, que será também usada para as reuniões administrativo-pedagógicas.

• Acima de todas estas propostas, estaremos dando continuidade ao nosso trabalho (Direção, Colegiado e Comunidade), priorizando sempre a clareza e a honestidade no que diz respeito a toda e qualquer prestação de contas e nos colocando a disposição para esclarecermos qualquer dúvida que por ventura venha surgir. Pois o nosso compromisso maior é com a verdade, honestidade e justiça, fazendo uma administração transparente.



MARCO DA ADMINISTRAÇÃO NA ÁREA PEDAGÓGICA


 Implantação no Ensino Fundamental do Projeto

• Participação de Escola do “Projeto escola Referência”

• Realização das “Oficinas PEAS”

• Participação do GDP

• Momento de Leitura

• Participação de concursos e projetos como: Viva feliz sem drogas, Redação Projeto Xerimbabo, Projeto Semeando.



ESTRATÉGIAS DE AÇÕES

• Promoção: encontros, seminários, grupos de estudos para aperfeiçoamentos dos professores no que diz respeito a implementação do PIP II e Projetos interdisciplinares, implementação do CBCs

• Promoção de encontros com o objetivo de realçar a nossa postura enquanto educadores, através de: Filmes, debates, palestras, textos seguidos de análises reflexivas.

• Através da valorização, da bagagem de conhecimento que o aluno trás, respeitando o seu saber, levaremos nossos educandos a uma participação concreta no processo de aprendizagem.

• Elaboração de pequenos projetos onde os alunos estarão construindo textos, frases em cima da realidade do seu dia-a-dia, levando-o refletir a sua própria vida e valorizá-la.

• Capacitação de todos os segmentos escolares.

• Agilização das informações e transparência nas negociações no âmbito da escola e fora dela.

• Trabalhos extra-turno como: aulas de reforço, execução de pequenos projetos de leitura, matemática, ciências, etc.

• Promoção de concursos, gincana, reuniões, estudos e palestras para melhor desenvolver o envolvimento do aluno, pais e escola.

• Promoção de reuniões mensais com os pais para torná-los cientes de freqüência dos alunos, mostrando através de gráficos o grau de presença e faltas.

• Discussão com todo corpo docente para uma reavaliação do currículo atual.

• Promoção de encontros com o colegiado para priorizar as aplicações das verbas.

• Através de recursos: subvenção social, parcerias com órgãos estatais e empresas privadas, ampliar e atualizar o laboratório de informática, reconstrução da quadra poliesportiva, laboratório de ciências, biologia, química e física, auditório, etc.

• Entrosamento de pais, alunos, professores através de eventos como: Festa da família, Semana da Arte, Noite dos talentos, exposição de trabalhos Artesanais, Festa Junina, Etc.

• Realização de encontros com os alunos do Ensino Médio para orientação e motivação dos mesmos, na participação do PAIES, ENEM e PROUNI.

• Elaboração e execução de projetos para aquisição de materiais para o Ensino Médio como: vídeos, livros didáticos, máquina fotográfica.

• Informar a comunidade de todos os trabalhos e ações desenvolvidas na Escola objetivando maior apoio, participação e envolvimento da mesma.

• Reduzir o índice de evasão escolar o índice de aprovação para os próximos 4 anos.

• Planejar junto com os professores, atividades escolares extraclasse, visando à melhoria do ensino-aprendizagem.

• Garantir a ordem e a segurança da Escola, fazendo cumprir as normas disciplinares que trata o Regimento Escolar.

• Incentivar aspectos culturais que são fundamentais ao desenvolvimento pessoal, não só no âmbito cognitivo, mas do desenvolvimento global. Incluindo a capacidade de equilíbrio pessoal social e relação interpessoal.


JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA DE TRABALHO



A nossa proposta surge como um instrumento de construção e revisão de nossos objetivos, objetivando delinear novas ações no sentido de possibilitar a aprendizagem significativa, nosso maior desejo.

A equipe pedagógica e docente definirá metas que visem contribuir de forma relevante para efetuar profundas mudanças na realidade educacional de nossa escola.

Almejamos uma prática educativa adequada às reais necessidades da nossa comunidade escolar, que priorize os interessem e as motivações dos alunos, e conseqüentemente, garantir a formação dos cidadãos capazes de atuar com dignidade e competência na sociedade em que vivem.



EDUCADORES –PAIS – ALUNOS



Precisaremos preparar e capacitar o nosso aluno para enfrentar os grandes avanços científicos, tecnológicos e financeiros, que hoje acontecem em proporções gigantescas. A nossa meta principal como Escola, enquanto agente transformador é proporcionar ao nosso aluno condições de competir com dignidade nesse mercado cada dia mais exigente. Daí a nossa preocupação em estar oferecendo não apenas o conhecimento acadêmico, mais uma escola dinâmica, ativa, flexível, crítica, onde o aluno se torna sujeito de sua aprendizagem, participando nas decisões que dizem respeito aos projetos da escola e que devem ser parte integrante do seu projeto de vida.

Experimentar o conhecimento, raciocinando sobre sua aplicação, fazer conexões, exercitar o raciocínio, este é o segredo. A memorização que hoje sobrecarrega os estudantes está em segundo plano.

Essa nova abordagem tem uma finalidade: capacitar o aluno ano a ano, a constituir competências, habilidades e disposições de conduta e não simplesmente “entupí-lo” de informações que, na maioria das vezes, terão pouca serventia.

A proposta de cada escola depende da criatividade e ousadia de seus educadores e sua comunidade, assumido a sua realidade, o seu tempo e espaço, sua história e seu cotidiano. Todos estes elementos irão formar a cara de nossa Escola, ou seja, juntos construímos a ESCOLA QUE DESEJAMOS.


JUNTOS: DIREÇÃO, PROFESSORES, ALUNOS E COMUNIDADE.



Para se inovar uma proposta não basta mudar os rótulos como se esses por se só pudessem modificar a escola, mais essa mudança tem que ser um momento importante de renovação, planejamento e replanejamento dos projetos pedagógicos. Projetar significa “lançar-se para frente” anteceder um futuro diferente do presente, pressupõe uma ação intencionada com um sentido definido, explicito sobre o que se quer inovar.

A escola precisa ousar, arriscar e acreditar em cada uma de suas propostas buscando uma nova estabilidade em função do seu próprio crescimento e do seu aluno.

Para entrar no 3º milênio na era da globalização, da economia e das comunicações, mais também numa época de conflitos, violência, contradições, triunfo do individualismo, nesse cenário que coloca novos desafios para nós educadores: Que tipo de educação necessitará os homens e as mulheres dos próximos 20 anos para viver neste mundo tão diverso?

Necessitamos de uma educação que faça a diferença que tornará o cidadão capaz de ouvir, analisar, formar opinião, de prestar atenção no diferente, de respeitá-lo. É para isso precisamos reconstruir o saber da escola, pois não haverá um papel cristalizado tanto para a Escola como para Educador, nesse contexto a escola deverá ser um espaço de convivência onde os conflitos serão trabalhados e não camuflados. Pois acreditamos que os problemas devem ser tratados com clareza, pois assim garantimos um crescimento saudável e promissor.


AGRADECIMENTOS

Agradecemos antecipadamente aos pais, alunos, funcionários e professores pelos esforços individuais e coletivos, por representarem o papel principal em nome da implementação da democracia na escola.

Compreendemos que a democracia não é construída dentro de um período eletivo, mas como um processo contínuo, durante toda a gestão, envolvendo a participação ativa da comunidade escolar e educadores.

Nossos desafios são muitos: dar continuidade a todos os trabalhos já desenvolvidos com seriedade, construção da unidade interna e liberdade de expressão, respeito

às leis e direitos dos profissionais que buscam a escola.

Garantia de discussão com todos os segmentos educacionais, para diagnósticos dos pontos críticos pedagógicos e de todos os setores que envolvem a escola. Avaliar, traçar metas e avançar construindo juntos projeto a custo, médio e longo prazo.

Entendemos a democracia e a construção da cidadania como um direito inerente a todos, pois proporciona a aquisição de experiências que extrapolam os limites da sala de aula, como coordenar, secretariar, atendimento de multimeios, atuar como Vice-Diretor ou Diretor.

É necessário que todos tenham a oportunidade de compreender a complexidade de uma escola, vista através dos seus mais diversos ângulos.



“O PÚBLICO É DIREITO DE TODOS AQUELES QUE O ALCANÇARAM DENTRO DA LUTA E DA LEI”.


CONCLUINDO

Já são visíveis as mudanças ocorridas na escola, pois estamos trabalhando com um projeto de educar preparando nosso aluno para enfrentar as exigências propostas pelo mundo moderno, Educar para Competências é nosso objetivo maior.




Um comentário:

  1. O TRABALHO DA EQUIPE SEMPRE SERÁ BRILHANTE QUANDO NUMA AÇÃO CONJUNTA TODOS SE POSICIONAREM
    EM PROL DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.CONTAMOS COM O DIRECIONAMENTO DEMOCRÁTICO DESSAS ATIVIDADES.GLÍSIA

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