terça-feira, 3 de maio de 2011

TRABALHO COM O FILME- ESCRITORES DA LIBERDADE

ATENÇÃO ALUNO!!!

SEGUE AS PERGUNTAS SOBRE O FILME ESCRITORES DA LIBERDADE.

VOCÊ DEVERÁ ESCOLHER 10 PERGUNTAS PARA RESPONDER.

MAS TENTE RESPONDER A TODAS PARA TESTAR A SUA CAPACIDADE DE

 INTERPRETAÇÃO





1. Quais os grupos (tribos) que conviviam em Long Beach?



2. Compare a atitude da chefe de departamento (Sra. Campbell) e da professora Erin em relação aos alunos



3. O que era o Programa de Integração?



4. Qual a diferença entre as classes de Erin e do Prof. Gelford? (espaço físico e alunos)



5. No início, o marido de Erin apoia seu trabalho. Entretanto, isso muda no decorrer da história. Por quê?



6. Qual o objetivo do Jogo da Linha?



7. “Você não pode ir contra seu povo, seu próprio sangue.” O pai de Eva e Paco, namorado dela, sempre disseram essa frase. Relacione-a ao assassinato de um dos alunos, ocorrido quando Eva estava na loja.



8. Que fato desencadeou a discussão sobre gangues?



9. Que pergunta feita por um aluno mostrou que a classe podia ser interessada?



10. Em sua classe, você percebe algum tipo de segregação? Explique.



11. Por que havia apenas um aluno branco na classe?



12. O que Erin ensinou aos alunos em relação a morrer para defender sua gangue?



13. Erin quer dar livros da biblioteca da escola para os alunos, mas é impedida. Por que isso acontece?



14. Gelford mostra preconceito racial. Cite duas situações que comprovam isso.



15. Por que Erin deu cadernos aos alunos?



16. Como foi a Reunião dos Pais da classe 203?



17. Conte duas das histórias escritas pelos alunos em seus cadernos.



18. Como Erin consegue pagar os livros para os alunos?



19. Por que a chefe de departamento tem tanta raiva de Erin? Pense na parte profissional e na pessoal.



20. Qual foi a primeira viagem que Erin ofereceu aos alunos?



21. Conte uma das histórias que os sobreviventes do holocausto narraram aos alunos.



22. Por que Victoria quis sair da classe de Gelford?



Quando foi feito o “Brinde pela Mudança”, um dos alunos, pouco conhecido pelos colegas, contou algo que comoveu todos. Que fato foi esse?



23. O que o marido de Erin insinua quando pergunta se ela consegue ensinar uma aluna notável? Por que ele faz isso?



24. O marido de Erin é realizado profissionalmente? Comente.



25. Em “O diário de Anne Frank”, a narradora cita as primeiras sanções contra os judeus. Enumere duas.



26. Eva fica com ódio do livro. Por quê?



27. Que ideia Marcus sugeriu a Erin a partir da leitura do livro?



28. Como conseguiram levar Miep Gies à escola?



29. Miep Gies visita a escola. Que mensagem deixada por ela você considera mais importante?



30. O que Eva fez no julgamento? Por que ela fez isso?



31. Quando a colega de Eva lhe diz: “Eu tenho a sua cor”, podemos interpretar de duas maneiras, uma real e outra metafórica. Explique ambas.



32. Os alunos assistem a um documentário, “Freedom ride”, que deu origem ao nome do projeto “Freedom writers”. De que se trata esse documentário?



33. O marido de Erin quer que ela faça uma escolha. Qual? O que você acha dessa situação?



34. Por que Erin não poderia dar aula para os alunos no ano seguinte?



35. Como essa situação se resolve?



36. Qual personagem foi mais marcante para você? Justifique. Cite suas características físicas e psicológicas.

Sites (em inglês):

http://www.freedomwritersfoundation.org/site/

BOM TRABALHO!


MEIRILENE

11 comentários:

  1. Esse trabalho com esse filme foi super interessente porque trabalhamos como são as gangues que agem dentro da escola e porque acontecem essas batalahas em lugar em que se constroem sonhos.Mas os maiores motivos dessas guerras entre gangues é o 'preconceito' e a vida dura que eles tiveram e tinham nos seus dias, mas ainda bem que se levantou uma professora que estava disposta a mudar a vida daqueles meninos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, professora! adorei o trabalho de interpretação e tive a liberdade de me utilizar de suas perguntas na interpretação do filme com minhas turmas de 7º a 9º anos da E.M. prof. Esmerino Gomes de Souza, praia de Caraúbas-Maxaranguape/RN onde leciono. Há três anos trabalho com um projeto intitulado "Interpretando a vida:vendo, ouvindo, lendo, escrevendo...", onde trabalho com filmes baseados em fatos reais ou com temáticas pedagógicas que sejam direcionadas à realidade de meu alunado. Sou professor de língua portuguesa e inglesa, todavia, em meu projeto tem um parâmetro interdisciplinar e todos os outros professores de outras disciplinas saem beneficiados. Trabalhei "Escritores da Liberdade" essa semana, trabalho um filme por bimestre, e a reação dos alunos diante deste filme está sendo maravilhosa.Percebi que a escola onde lecionas é em Mesquita, RJ, conheço bem! sou carioca de Nilópolis!saí daí em 2000, quando fui para Porto Velho, onde fiz o vestibular(2002) e me formei em Letras/inglês pela UNIR-Universidade Federal de Rondônia. Desde 2008 vivo e sou professor do Município de Maxaranguape/RN.Um grande abraço. Sucesso e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Falta a resposta.Minha profe fez deu este trabalho pra nós mas eu não achei em nenhum site oque responde a este trabalho.
    Amo minha profe mas ela poderia dar trabalhos menores néh...

    ResponderExcluir
  4. Não adianta nada perguntas sem respostas né???resolve muito pouco, vamos melhorar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As respostas estao no filme querida, só vc assistir.

      Excluir
  5. Esse filme nos mostrou que ninguém pode querer se diferenciar uns dos outros.mas esse questionário nos faz prestar bastante atenção no filme.........................

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. 2. Compare a atitude da chefe de departamento (Sra. Campbell) e da professora Erin em relação aos alunos

      Excluir
  7. Alguem ajuda...? Num assisti o filme e a profe quer todas essas perguntas respondidas... meu dvd quebro e no tablet é muito ruim pra assisti! Alguem responde por favor... HELP!! Obs: nao sou dessa escola, mais o siteé legal... me ajuda

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Comente!