sexta-feira, 1 de maio de 2009

Resultados educacionais: para que servem?


Quem de nós não quer progredir, tornar-se melhor? Isso nos impele à busca da melhora e da prática do bem, da análise de nosso comportamento, de uma mudança de postura e assim por diante.

Este cenário não é diferente na educação. Ela tem progredido vertiginosamente, visando atender às novas necessidades da modernidade. Vejam, são tantos benefícios oportunizados pela educação, vários programas – pelo menos eu os vejo desta forma – benéficos, pois a partir de uma análise de dados e resultados, pensou-se em programas para minimizar ou resolver a problemática.

Alguns exemplos: a Correção de fluxo, que se faz necessária para minimizar a distorção idade-série, colocando os educandos com as mesmas oportunidades, tirando-os da exclusão. Outro atendimento fabuloso é a Educação de Jovens e Adultos, que possui sua forma própria de atendimento bem como a redução do preconceito e do analfabetismo entre os adultos. O Programa Evasão Escolar: Nota Zero visa reduzir o número de alunos evadidos e o abandono. O Programa Circuito Campeão, seu nome já diz tudo, campeão de aprovação, ensino e aprendizagem, revertendo as situações caóticas que existiam em tempos anteriores em torno do ensino fundamental do 1º ao 5º ano.

Os programas e projetos citados são apenas exemplos de que temos de lidar com análises de dados e seus resultados para podermos entender a situação vivenciada e tomarmos posições na busca de melhoria. E temos tido resultados positivos com cada um deles. Certamente, temos as pedras no caminho, mas elas devem ser utilizadas para pensar uma nova implementação.

A reflexão efetuada nos dá base para o exposto a seguir. Quando solicita-se da escola e dos professores resultados,não se quer apenas número de aprovação, deseja-se aprovação com qualidade, não apenas número por número. Como ficarão as avaliações externas, mostrando apenas números internos?

Portanto, aqui vão algumas dicas para os gestores e professores refletirem sobre a questão dos resultados positivos que a escola/educação precisa dar. Os resultados fornecidos através das avaliações efetuadas pelos alunos são um dos termômetros para o professor e equipe gestora delinear novas ações e metodologias ou, quem sabe, permanecer com as mesmas, se estiverem dando efeito. Os resultados das turmas nas várias disciplinas são na mesma medida os termômetros para o suporte pedagógico, diretor e professores fazerem uma análise do aprendizado das respectivas turmas, do envolvimento dos pais no processo ensino e aprendizagem dos filhos, da dedicação dos alunos em seus estudos, do planejamento do professor e da atuação dos profissionais – incluindo os professores das respectivas disciplinas, os suportes pedagógicos e o diretor da escola.

Não basta ter os dados, precisamos saber utilizá-los, analisá-los, colher deles o que tem tido ou não efeito, bem como aceitar as críticas, as análises e propor mudanças, ações, projetos. Ter resultados, sendo eles positivos ou negativos, é de suma importância e a partir deles tomar posicionamento – assim poderemos evidenciar o progresso.

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