segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

MATRÍCULAS PARA O PEP 2010

Lista com os classificados na quarta edição do Programa já está disponível para consulta

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) divulgou hoje a lista com os 25 mil classificados para o PEP 2010. O resultado está organizado por município, em ordem de classificação por curso e turno, com a informação das datas de matrícula para cada estudante, e pode ser acessado neste link e outras informações na área do candidato. Para os classificados em primeira chamada, o período de matrícula vai do dia 18 até o dia 29 de janeiro. A segunda chamada acontece entre os dias 1º e 10 de fevereiro e a terceira, do dia 11 ao dia 16 do mesmo mês.


Atenção - Para efetuar a matrícula, o candidato selecionado deverá comparecer à instituição credenciada de sua escolha entre 8 e 22 horas, nas datas estipuladas na lista de classificação. Cada candidato terá apenas dois dias para fazer a sua matrícula e, caso não possa comparecer, deverá autorizar, por meio de procuração, que outra pessoa o represente. O classificado que não obedecer aos dias e horários estipulados no site será considerado desistente e perderá o direito à vaga.


Documentação exigida – O candidato aprovado deverá comparecer à instituição para realizar sua matrícula e assinar Termo de Compromisso, munido do original e da cópia simples dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento; CPF; Carteira de Identidade; Título Eleitoral e comprovante de votação na última eleição ou de regularidade com a Justiça Eleitoral (para maiores de 18 anos); comprovante de regularidade com o Serviço Militar (para maiores de 18 anos do sexo masculino); Histórico Escolar, que comprove a escolaridade requerida para ingresso no PEP ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio (válida somente por 30 dias); uma foto 3X4 recente; declaração de frequência, assinado pelo diretor ou representante da escola estadual, caso o candidato estiver regularmente matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio.


O Programa de Educação Profissional é desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em todas as regiões. O objetivo do PEP é atender à crescente demanda dos jovens mineiros por mais e melhores oportunidades de acesso à formação profissional técnica de nível médio gratuita. O PEP é oferecido aos alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio da rede pública estadual; jovens e adultos que já concluíram o ensino médio.


Participantes – Mais de 150 mil candidatos se inscreveram para o exame de seleção da quarta etapa do Programa de Educação Profissional (PEP), realizado no dia 20 de dezembro. Os jovens concorreram a vagas em 62 cursos técnicos gratuitos, em dez áreas de atuação. Nesta edição, os cursos técnicos mais procurados foram os de Segurança do Trabalho, com 95 candidatos/vaga; Informática, com 47 candidatos/vaga; Estética, com 45 candidatos/vaga; Manutenção de Aeronaves, com 41 candidatos/vaga; e Administração, com 38 candidatos/vaga.


PEP EJA – Em 2009, o PEP passou a auxiliar também estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com três cursos técnicos: Administração Empresarial, Gestão de Pequenas Empresas e Secretariado e Assessoria. Nessa modalidade, conhecida como PEP EJA, foram distribuídas no biênio 2009/2010 24.120 vagas em 460 escolas estaduais, 270 Municípios e 46 Superintendências Regionais de Ensino.


O PEP vai distribuir outras 500 vagas nas escolas da rede estadual e 2.100 novas vagas para o curso normal. Com a entrada dos 25 mil novos estudantes que se classificaram na quarta edição do PEP para vagas em instituições credenciadas, o Programa alcança a marca de 128.784 mil vagas em Minas Gerais, ultrapassando a meta estipulada para 2010, que era de 110 mil.

O PEP teve início em 2008 e vem promovendo a rápida expansão da formação profissional em nível médio em todas as regiões de Minas, aproveitando a capacidade já instalada de escolas técnicas profissionalizantes. A estratégia de implantação abrange escolas estaduais de nível médio, escolas credenciadas (sistema S e particulares) e escolas conveniadas (federais, municipais e filantrópicas), que compõem a Rede Mineira de Formação Profissional, além das escolas estaduais profissionalizantes. As aulas desta quarta edição terão início em fevereiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-7014255.

Assessoria de Comunicação Social - Secretaria de Estado de Educação

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Comente!