quinta-feira, 4 de março de 2010

INFORMATIVO 2010

Ações que contribuirão para a disciplina e organização no espaço escolar.

“As ações decididas no coletivo e os combinados fixos devem ser acatadas por todos os professores da escola e implementadas em sala de aula, sem exceção. Isso contribui para o sucesso das ações e unidade dos turnos.”

Em sala de aula – combinados fixos

Cronometrar bem o tempo da aula para evitar atrasos na troca de sala, evitar também atender alunos neste período. Conscientizá – los da necessidade de esperar o professor dentro da sala de aula, não saindo para os corredores
Não permitir a saida do aluno sem o uso do crachá. Alguns alunos têm crachá especial com justificativa em atestado médico, por ocasião de problemas urinários.
Evitar a saída do aluno no 1º e 4º horário – os banheiros da escola são fechados aproximadamente às 17 horas.
O professor deverá ser o último a sair da sala de aula, apagando o quadro, a luz e o ventilador, no terceiro e no último horário. Lembre-se que no terceiro horário a sala deve ser devidamente trancada pelo professor. E a chave deverá ser levada a sala dos professores. Quando regressar para a turma no 4º horário é responsabilidade do professor pegar a chave da sala para onde irá se dirigir.
Ao entrar e sair da sala de aula zelar pela limpeza e organização do espaço.
Não autorizar a saída do aluno para conversar com a coordenação ou qualquer outro funcionário, durante o horário de aula, exceto quando for solicitado por outro funcionário da escola.
Aluno com queixa de estar “passando mal” deverá ser encaminhado ao serviço pedagógico.
Não é permitido o uso de celular, MP3 ou outros aparelhos eletrônicos do gênero entre os alunos. O uso dos mesmos acarretará em recolhimento desses por parte do professor que os entregará ao pedagogo do turno. Explique que a devolução será ao responsável legal.
O uso do celular pelo professor em sala de aula não é permitido.
O uso de equipamentos de apoio a aula do professor podem ser utilizados desde que anteriormente reservados com o pedagogo do turno.
O professor deve ser exemplo de responsabilidade e organização junto ao aluno e, deve cobrar do aluno organização, responsabilidade e respeito.

Em relação ao rendimento e comprometimento com os estudos

A cada etapa encaminhar a relação dos alunos, cuja as notas forem inferiores a 60% dos pontos distribuidos ao SSP. O impresso será fornecido aos professores.Será feita a análise dos erros junto aos alunos, orientação de estudos e ontato om a família, se neessário.
Encaminhar aluno a equipe diretiva quando necessário para orientação, aconselhamento e contato com a família quando não for possível administrar o conflito dentro da sala de aula pelo próprio professor. Porém, a equipe só atenderá o aluno se o mesmo estiver com a ficha de encaminhamento e devidamente acompanhado pelo líder da turma ou por outro funcionário da escola.
Observar se o auno está com o desempenho comprometido e comunicar á coordenação.
Esclarecer aos alunos que a escola não se responsabiliza nos casos de perda de materiais escolares, dinheiro, equipamentos ou aparelhos trazidos à escola.
É responsabilidade do professor atentar aos casos de: conversa paralela em sala, defasagem de conteúdo, alunos sque não fazem as tarefas e atividades propostas, baixo rendimento. Os pedagogos estão prontos a auxiliar os professores nos referidos casos.

Em relação aos diários de classe

1. Quanto aos diários de classe proceder da seguinte forma:
• Deixar diários de classe na escola de acordo com orientações da direção e secretaria.
• Usar caneta azul ou preta para escrituração do mesmo.
• Fazer a chamada no início da aula diariamente.
• Os diários devem estar sempre em dia – matéria lecionada, frequência, notas.
• Casos de alunos a serem acrescentados ao diário devem ser levados a secretaria da escola. O professor não pode fazer o registro por conta própria.

•Procedimentos com a tarefa

A tarefa de casa deve constituir atividade diária em todos os conteúdos.
Quando o professor passa tarefa para casa, ele pode ter vários objetivos em mente: fixar conceitos passados em classe, introduzir a aula do dia seguinte, desenvolver a independência do aluno, desenvolver a sua apaidade de resolver situações e de produzir intelectualmente sozinho e também desenvolver o hábito de estudo.
Critérios para o planejamento da tarefa de casa
• Relacionar a tarefa com o conteúdo da aula.
• Obedecer a uma graduação de dificuldades.
• Dosar as tarefas.
• Estabeleer instruções claras e precisas.
• Evitar tarefas complexas que exijam muita interferência da família.

Correção e apreciação da tarefa

É necessário que a correção seja feita no início da aula, uma vez que se refere aos assuntos da aula anterior.
1ª etapa: Visto do professor(a) a fim de verificar o cumprimento da tarefa e registro na acompanhamento das tarefas, ficando a correção no caderno para o próprio aluno.
2ª etapa: Correção dos erros cometidos.

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