terça-feira, 2 de março de 2010

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Pela ação ou pela omissão, os homens são os principais atores da violência contra a mulher. Geralmente, as mulheres são vítimas de homens muito próximos do convívio diário delas. Outros homens não se posicionam e acabam sendo cúmplices. O que nós queremos é instigar os homens, para que eles nem cometam, nem se calem diante da violência.

A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) instituiu punições mais severas a crimes contra a mulher, cometidos no âmbito doméstico ou familiar. Mas mesmo após a aprovação da Lei, a violência contra a mulher ainda é muito forte no Brasil, necessita-se de mais delegacias da mulher. Por isso é preciso investir em prevenção e na conscientização.

De acordo com o DIEESE, em todo o país crescem os números de casos de violência contra as mulheres. Só em 2009, 260 mulheres foram assassinadas em Pernambuco, segundo o Fórum de Mulheres do Estado. Em 2009 a Delegacia da Mulher já recebeu cerca de 7 mil denúncias de violência contra a mulher.

Dia 25 de novembro é uma data de grande importância para as mulheres do mundo inteiro, principalmente para as que sofrem ou já sofreram algum tipo de violência, é o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. Se este problema não fosse tão grave, não seria necessário um dia específico para recordar este tema. A violência contra a mulher é um problema mundial que não distingue camada social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Comente!