terça-feira, 20 de julho de 2010

BULLYING


Actualmente falar de violência escolar é também falar de bullying!


Essa semana, refletiremos sobre um problema gravíssimo que vem ocorrendo nas escolas, que é o bullying, que pode ser verbal (apelidos) ou até mesmo agressões físicas. Já estão sendo estudadas algumas formas para punir pessoas que cometem esse crime. Atenção, se você acha graça e não faz nada para ajudar seu colega, você também está participando dessa prática desumana e discriminatória. Hoje seu colega é o alvo, amanhã poderá ser você. Vamos nos unir contra o bullying! 


Marley Rodrigues
SOESP

Depoimento 1
“Minha vida na escola é muito triste porque meus colegas me colocam apelidos de que não gosto. Me chamam de sarnenta, feia, piolhenta e outras coisas. Gostaria que parassem com isso, não agüento mais tanta humilhação.”( Aluna do 6º ano) Você sabia que o bullying pode causar depressão em crianças e jovens?

Depoimento 2
“Tem um menino do 7º ano que vive me ameaçando, pedindo dinheiro e lanche. Ele me bateu na saída. Ele me cobrava 1,00. Um dia eu entrei na escola, e ele me bateu na classe e me cobrou 1,50 e disse que se eu não pagasse ele me batia na saída. Então eu corri e contei ao diretor. E ele continua me ameaçando.” ( Aluno do 5º ano) Você sabia que o bullying pode deixar sequelas e prejudicar a vida adulta?

Depoimento 3
“Meus colegas me tratam muito mal, com violência verbal, porém, quanto mais me tratam mal, mas eu tenho rancor dos meus companheiros da escola. Sou caluniado porque tiro sempre boas notas e, se contar para os professores ou para a direção, eles falam que vão me pegar. Por isso, fico quieto...”  ( Aluno do 7º ano)
Pessoas vítimas de bullying podem ter no futuro, dificuldades em sua vida profissional ou cargos de chefia ou ter medo de dizer em uma reunião o que pensam,  com medo de serem ridicularizados pelos colegas.

Depoimento 4
Edmar um jovem humilde e tímido de Taiúva – SP, foi vítima de seus companheiros durante 11 anos. Por ser gordo, era chamado de vários apelidos desagradáveis (elefante, mongolóide etc).
No dia 27/01/2007, entrou na sua escola armado e feriu uma professora, seis alunos e um zelador. Segundo uma das vítimas, que ficou paraplégica, Edmar era um garoto tímido, passivo e retraído, com poucos amigos, nunca tinha revidado, nem denunciado seus agressores. Na escola, nunca apresentou um comportamento agressivo, era considerado um aluno “normal”.  Quando se sentir ofendido com algum apelido, procure ajuda, não se cale.

 Depoimento 5
Mensagens ofensivas não param de chegar ao telefone. Fotos em situações constrangedoras circulam pelo e-mail. Fofocas descabidas rolam no Orkut. A geração celular–internet sabe bem que é preciso muito mais que cuidado para escapar do ciberbullying. Adolescentes se aproveitam das novas tecnologias para colocar fotos comprometedoras na rede, muitas vezes produzidas com montagens. Por isso tenha muito cuidado, não faça a ninguém o que não gostaria que fizessem a você. Respeite para ser respeitado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Comente!