segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

2ª Licão do curso: Gerenciando a sala de aula

Espero que você tenha tido tempo de implementar as estratégias dadas na Lição 1 do nosso curso.
Na lição no. 1 mencionei que existem fatores que contribuem para que questões ocorram e atrapalhem no gerenciamento da sala de aula, no entanto foquei apenas no tédio do aluno.Hoje, nós focaremos em outro grande fator que é: a confusão do aluno.


LIÇÃO 2: Previna a confusão
Vamos encarar a realidade: os alunos (e também os adultos) ficam frustrados quando não compreendem, ou não sabem o que vem a seguir. Assim, tanto para os alunos, como para os adultos, esta frustração acaba desembocando em problemas de disciplina.


Assim, é de suma importância que os professores saibam antecipar e evitar qualquer possibilidade de confusão “ antes” que os problemas apareçam. Lembre-se, o gerenciamento efetivo da sala de aula requer um professor que seja proativo.


Uma maneira de evitar a confusão do aluno é ser consistente. Sua aula, jamais deverá ser uma surpresa para os alunos. Por exemplo, tenha sempre definido a sequência, ou ordem da sua aula especificado logo no início para os alunos. O roteiro do que acontecerá na aula não deve ser um mistério para os seus alunos.
Você pode fazer isso, colocando no canto superior direito do quadro negro a seqüência de atividades que ocorrerão naquela aula, bem como o tempo para cada uma delas.


Informe também qual é o objetivo daquela lição, o que você espera que eles aprendam. Você não acha que seria uma boa idéia seus alunos também saber o que se espera deles?


Outra estratégia de aprendizado muito simples que reduz consideravelmente a confusão dos alunos é checar o entendimento deles ao longo da aula. Simplesmente pergunte a um ou dois alunos (escolha aleatoriamente) para repetir o entendimento do que você acabou de ensinar. Você pode usar esta estratégia quer seja na hora da explicação de algo novo, nas orientações para um trabalho em grupo, ou até mesmo no estabelecimento dos combinados da sala.


Fazendo isso várias vezes ao longo da aula você constatará cada vez menos confusão dos alunos e, por conseguinte menos problemas de gerenciamento da sala.


------------------------------------------------------------------------------------------------


A lição de hoje parece ser simplista, entretanto, muitas vezes são as estratégias mais simples que resultam em maior sucesso.


Ensinar não tem que ser uma experiência penosa, desde que você conheça as estratégias mais eficientes para usar.


Na lição 3 você aprenderá uma maneira bem simples de conseguir 100% de participação dos alunos nas suas aulas.


Abraços e até lá !!


Marley Rodrigues - Especialista em Marketing e Gestão de Instituições Educacionais, em parceria  com Roseli Brito - Pedagoga - Psicopedagoga - Coach


Participe, faça seus comentários.

4 comentários:

  1. Ninguém é tão sábio que não tenha mais nada a aprender.
    Toda contribuição é bem vinda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante repassar para o aluno o conteúdo que será trabalhado diariamente. Alé de valorizar o aluno, há uma antecipaçoa do assunto que direcionará seu pensamento, ajudando-a na compreensão e, consequentemente, na memoriazação do assunto. Estar sempre perguntando, provocando o aluno, leva-o a prestar mais atenção à exposição do tema trabalhado.E ainda, o professor já estará fazendo a intervenção necessária àqueles que não entenderam muito bem as explicações.

    ResponderExcluir
  3. É o momento é mesmo de repensar nossa prática e nos encontrarmos por área para executarmos bons trabalhos, o domínio de sala de aulas vem com uma aula bem preparada e com profissionais bem capacitados.Glísia

    ResponderExcluir
  4. Realmente, a preparação da aula e a apresentação do que se vai trabalhar facilita muito o trabalho do professor e do aluno. Já utilizo em minha sala de aula e aproveito para ao final da aula fazer a avaliação com o aluno do que foi trabalhado e do que não foi concretizado e ficará para os próximos encontros, bem como dá para fazer a retomada rápida do que foi trabalhado em sala no dia. Viviane Ferreira.

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Comente!