quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Curso de "Gerenciamento da sala de aula"


Lição no. 1- Como aumentar a motivação dos alunos

Vamos começar esclarecendo o que NÃO é gerenciamento da sala de aula.
O Gerenciamento de Sala NÃO se  trata de criar nenhum sistema de punição e recompensa. Ao invés disso, o efetivo gerenciamento da sala de aula é resguardar  que todos os alunos estejam ativamente envolvidos nas tarefas. Deste modo o professor previne as questões que desestabilizam a gerenciamento da sala antes que elas ocorram....o professor torna-se proativo e deixa de ser reativo.

Entretanto, é difícil manter os alunos ativamente envolvidos se eles estão entediados ou desinteressados na aula.  É por isso que o tédio dos alunos é um dos maiores fatores que contribuem para que questões que desestabilizam a sala de aula apareçam com freqüência.
 É tarefa do professor é acender o interesse e aumentar a motivação para aprender. Como?
O melhor modo de fazer isso é criar uma conexão entre o que os alunos estão aprendendo e o que está acontecendo na vida deles.... em outras palavras, encontrar o  ponto de convergência com o que é significativo para ELES.

Em História, Artes, Língua Portuguesa e Ciências é relativamente fácil fazer isso.  Ao trabalhar, por exemplo,  a mensagem  dos “Hyppies” nos anos 70, sua roupas, seu gosto musical, peça aos alunos que façam uma lista do que hoje é considerado “rebelde”, após esta lista motive-os a compararem os modelos de expressão dos jovens nos anos 70  com os modelos que a   juventude de hoje se utiliza.

A questão primordial é, se você conseguir que os alunos queiram aprender então tudo o mais torna-se muito fácil.  Afinal quem tem o poder de criar um ambiente facilitador para o aprendizado é você.
Outro modo que os Professores podem aumentar a motivação para o aprendizado é utilizar perguntas que instiguem a reflexão e a crítica. Em ciências, por exemplo, ao levantar a questão da “Gripe Suína” que depois passou a ser chamada de gripe H1N1, instigar os alunos a refletirem o que a economia, os frigoríficos de carne suína tiveram a ver com isso.

Levantar dúvidas, instigar a reflexão, estimular o pensamento crítico acaba elevando a temperatura da discussão e faz com que os alunos se envolvam e queiram saber mais, e ao agir assim extrapolam o que está nos livros didáticos e partem para a vida real, o mundo em que vivem e passam a se apropriarem de conhecimentos que os afetam diretamente enquanto cidadãos.
 Um terceiro modo de aumentar a motivação para aprender é a utilização de vídeo. Ok, talvez pareça óbvio demais, porém muitos professores mostram o vídeo no momento errado da lição….e sempre deixam o vídeo por último.

 O vídeo não deve ser deixado para o final, ou para o fechamento daquela lição. Ao invés de vídeos longos, utilize curtas, ou vídeo clips no começo das lições para provocar os alunos e atiçar a curiosidade.
Aqui vai uma dica: você sabia que existe um site www.curtanaescola.com.br que oferece uma infinidade de curtas que podem ser assistidos no computador da escola, e podem ser usados em várias disciplinas?

Então, vamos recapitular. As questões de gerenciamento da sala de aula estão diretamente ligadas ao tédio do aluno. Assim, o professor precisa aumentar a motivação dos alunos para aprender.                        

Os professores podem lançar mão de três estratégias:
    1. Criar conexões entre o conteúdo e os interesses dos alunos
    2. Usar o pensamento crítico e a reflexão para gerar discussões
    3. Usar o vídeo no início das lições para cativar o interesse e a  curiosidade

Espero que você tenha gostado da primeira parte do nosso curso de Gerenciamento da Sala de Aula. Encorajo você para que comece a aplicar estas estratégias na sala de aula.
Roseli Brito - Pedagoga, Psicopedagoga – Coach- S.O.S do Professor


3 comentários:

  1. Comentem! Participe!
    Excelente oportunidade para o aprimoramento profissional. Obrigada a nossa parceira Roseli Brito.
    Marley

    ResponderExcluir
  2. Li, analisei e refleti sobre o texto. É uma oportunidade de se informar, de buscar estratégias aplicáveis em sala de aula. Sabemos o quanto é difícil nos deias de hoje, incentivar a rapazeada. Foram dadas sugestões que vale a pena experimentar. É isso aí. Estamos no caminho certo em usar a tecnologia virtual para trocar experiências, atualizar-se e descobrir novas formas de melhorar o desempenho dos alunos.

    ResponderExcluir
  3. Todas essas orientações descritas são válidas desde que aplicadas corretamente. A organização e o empenho do profissional também conta muito uma vez que lhe assegura uma tranquilidade maior em salas de aula.
    Warley.

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Comente!