quarta-feira, 30 de março de 2011

Curso Gerenciamento da sala de aula



LIÇÃO 4: Seja Específica


Em uma das lições salientei a conexão que há entre a confusão do aluno e o efetivo gerenciamento da sala de aula. Uma outra forma que os professores podem reduzir a confusão do aluno está em “ ser específico “ com as orientações que der.


Por exemplo, há uma grande diferença entre estas duas orientações:

-- Darei alguns minutos para que vocês respondam estas questões e Darei 3 minutos para que escrevam as respostas das questões 1 até a 5.



Você vê a diferença? Reparou que estipulei um tempo preciso como limite para a conclusão da tarefa? Isto é muito importante. Por isso, sempre que você solicitar uma tarefa aos alunos estabeleça o tempo exato que a mesma deve ser finalizada. Fazendo assim, além de gerenciar melhor a sala, você já está ensinando gerenciamento de tempo a todos eles.


Agora, claro, o próximo passo é fazer a checagem do entendimento das instruções que os alunos receberam. Assim, peça para que um diga, quanto tempo foi dado para responder as questões, peça a outro que repita quais questões foram solicitadas.


Se a tarefa será realizada em grupo, defina a quantidade de participantes por grupo e o sistema de seleção de cada participante. Uma maneira é distribuir fichas coloridas e todos que tiverem a mesma cor de ficha formarão um grupo. Desta forma controla quem estará no grupo de quem e evita o habitual tumulto quando esta questão é deixada para que os alunos resolvam.

Diga-me uma coisa: seus alunos vivem procrastinando?
No próximo encontro falaremos sobre a procrastinação dos alunos.

Equipe pedagógica da EEJG /Roseli Brito


Pedagoga - Psicopedagoga – Coach



2 comentários:

  1. Este curso de gerenciamento da sala de aula está bem interessante. Sempre há dicas simples para melhorar a prática pedagógica. Estabelecer o tempo para o aluno concluir as atividades, pode orientá-lo a dinamizar melhor seu tempo.

    ResponderExcluir
  2. Marley Rodrigues03 abril, 2011

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Comente!