terça-feira, 15 de março de 2011

Curso de Gerenciamento da Sala de Aula

LIÇÃO 3: Aumentando a Participação dos Alunos


Um poderoso plano de aula deve conter estratégias efetivas que aumentem a participação dos alunos. Você tem de saber que, a participação dos alunos e o efetivo gerenciamento da sala estão diretamente ligados.


Quanto mais os alunos estiverem ativa e construtivamente participando da sua aula, menos problemas de indisciplina você terá.


Na verdade, o objetivo primeiro de um plano de aula é conseguir que 100% dos alunos participem da aula . Acha que isso é impossível? Pois não é!!!

Existem muitas estratégias simples que você pode usar que aumentarão o número de alunos que participarão das suas aulas.

Atenção: Abro um parêntesis aqui apenas para lembrar que, a participação das alunos não se trata apenas de fazer com que os alunos levantem as mãos e perguntem algo. Esta é apenas um das formas de participação, por ser a mais convencional é amplamente utilizada por muitos professores.


Uma excelente maneira de aumentar a participação dos alunos é combinar duas estratégias de ensino muito simples que eu chamo de “registrar” e “compartilhar”.


Por exemplo, ao invés de perguntar e ter sempre os mesmos alunos levantando as mãos e dando a resposta, incremente com as duas estratégias acima dando a seguinte instrução: Farei uma pergunta e todos terão 3 minutos para escrever a resposta, após os 3 minutos darei mais 2 minutos para que, em pares vocês comparem e discutam com o seu par ou grupo as respostas.


Da forma convencional apenas 10% participam, mas combinando estas duas estratégias você faz com que 100% da sala estejam participando de forma ativa na sua aula.


O professor está no controle ao gerenciar o ambiente da sala de aula mantendo todos os alunos envolvidos na tarefa, pois está limitando que ocorrências negativas venham a interromper a aula.


Fique atento a Lição no. 4 você aprenderá como outra estratégia muito simples acaba com a confusão dos alunos e elimina as ocorrências de indisciplina. Você ficará surpreso ao ver como esta estratégia é efetiva.



Equipe pedagógica da EEJG  / Roseli Brito
Pedagoga, Psicopedagoga, Neuroeducadora e Coach S.O.S Professor

3 comentários:

  1. Gostei. As estratégias apresentadas são bem simples e parecem sutir efeito. Por que não experimentar? A dica foi dada. Através destas, o professor criativo descobre outras alternativas para prender a atenção dos alunos.

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga linda, obrigada pelo carinho que tem tido comigo. Você é mesmo uma amiga muito especial que eu tive o prazer de conhecer. Agradeço a Deus pela sua amizade. E que você tenha uma linda semana. E que Deus realize todos os seus sonhos. Bjus...Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Elizabeth gomes15 março, 2011

    Parabéns a coordenação do Blog pela inclusão do sait S.O.S professor,que é composto de dicas simples, objetivas e de fácil execução.
    Esperamos que cada participante do Blog aproveite bastante asdicas propostas.
    Abraços,
    Beth

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Comente!