quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Banco de Itens


Questões passaram por atualização nos últimos meses. A partir de 2012, banco será ampliado e terá cerca de 65 mil itens
O banco de itens da Secretaria de Estado de Educação (SEE) voltou a funcionar nesta segunda-feira (01-08) depois de passar por atualização. Mais de 36 mil questões foram revisadas e estão disponíveis no banco. O processo de atualização demorou cerca de quatro meses e envolveu 10 especialistas da Superintendência de Avaliação Educacional da Secretaria. O banco contém, atualmente, questões referentes ao ensino médio, que são utilizadas na elaboração das provas do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE), dos exames aplicados nas bancas permanentes dos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec) e em exames de seleção aplicados pela SEE.
A partir de setembro, os professores do ensino médio poderão utilizar questões do banco para a elaboração de avaliações do dia a dia da escola. Um professor de História, por exemplo, poderá gerar as provas que aplica aos alunos em sua disciplina a partir de questões do banco, basta que ele selecione o assunto e o nível de dificuldade das questões. “A prova é gerada a partir de tópicos e habilidades dos CBCs (Conteúdos Básicos Comuns). O docente vai selecionar, no banco, o tema sobre o qual quer gerar as questões e vai escolher entre três níveis de dificuldade”, explica a superintendente de Avaliação Educacional, Maria Inez Barroso. Cada professor tem uma senha pessoal para acessar o banco de itens.
Ainda no segundo semestre, professores do ensino médio poderão se inscrever em oficinas para utilizar o banco de itens da Secretaria. O objetivo será capacitar os docentes para a utilização do banco, de forma a melhor elaborar as provas.
Ampliação do banco
A previsão é de que, a partir de 2012, o banco contenha também itens referentes ao ensino fundamental. Cerca de 15 mil questões passam por atualização na Superintendência de Avaliação Educacional e outras 15 mil devem ser acrescentadas ao longo do semestre. Com as novas questões, o banco deve conter, a partir de 2012, aproximadamente 65 mil itens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Comente!