terça-feira, 11 de outubro de 2011

Reflexão: Porque ensinar valores na escola?





Compromissar-se com a Educação é refletirmos a cada dia a filosofia da nossa escola: "Ensino Completo. Formação Integral do Ser humano".  Estamos vivendo a "Era do Conhecimento", momento em que nenhuma pessoa pode parar de estudar, de atualizar-se.

Contudo, o homem tem de saber filtrar as informações e o conhecimento significativo para aplicá-los no dia-a-dia; tem de saber gerenciar todo esse "saber" para não "estressar" e sentir-se útil e feliz na sociedade em que vive.

Quando dirigimo-nos ao "conhecimento" não nos referimos apenas ao conhecimento formal mas, sim, ao conhecimento das experiências vividas, ao conhecimento do ser humano, dos acontecimentos do mundo.

 Atualmente surgem muitos cursos sobre o desenvolvimento pessoal e interpessoal, sobre como conviver e relacionar-se melhor, para ser mais feliz! Sabedoria consiste em equilíbrio pessoal, em inteligência de nossas posturas perante a vida e as pessoas.

 Queremos preparar os nossos alunos para a vida. Para tanto, perguntamos: "Bastaria o conteúdo formal da escola?" "Resolveria para a transformação da sociedade, em que almejamos um mundo cada vez melhor, indivíduos que possuíssem muito conhecimento, mas não soubessem expressá-los e valorizá-los? "O que o mercado de trabalho exige hoje? "Exige iniciativa, competência, ética e divisão de um mesmo espaço com o outro... SIM, É PRECISO IR ALÉM!

Nossos alunos estarão atuando profissionalmente num amanhã muito breve. Ser um profissional, qualquer um pode ser, porém, tornar-se um grande profissional e uma grande pessoa é o desafio!                    

A escola é um espaço social privilegiado nas construções do conhecimento e ela precisa trabalhar com o conhecimento científico, histórico e humano. Não há como crescer no cognitivo se não houver a relação entre as pessoas, se não houver motivação, necessidade, desafio, ou ainda, uma problematização a ser resolvida.

É no cotidiano e na relação com o outro que os valores tornam-se importantes  para o nosso crescimento pessoal, interpessoal e profissional.

Texto adaptado: Marley  Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Comente!