Será preciso valorizar a profissão naquilo que lhe é peculiar e singular: são os professores, depois da família, os maiores responsáveis pela inclusão das gerações mais jovens na cultura geral humana. Será preciso que a sociedade compreenda a docência como uma profissão e exija dela competência e resultados.
Uma excelente professor necessita conhecer e exercer o relacionamento humano e todos os pressupostos afetivos, cognitivos e sociais que lhe são próprios; deve usar boas estratégias didáticas de maneira que seus alunos aprendam os conteúdos curriculares e saber organizar situações adequadas a cada idade.
Em estágios supervisionados remunerados, vivenciados desde o início de sua formação, os aprendizes de professores podem aprender na prática a profissão. Além disso, os cursos de pedagogia devem oferecer disciplinas que propiciem a ampliação cultural, além de vivências sobre como e com que materiais e atitudes se pode ensinar as diversas populações brasileiras.
Com currículos atraentes que vislumbrem uma escola de qualidade será possível, um dia, que um de nossos filhos nos surpreendam dizendo: "Mãe, quando eu crescer quero ser professor!". Para que esse dia chegue logo, é preciso que o Poder Público e a sociedade civil assumam, de fato,a preparação inicial de professores como meta prioritária
fonte: http://www.cpp.org.br
Ponto de Vista de Gisela Wajskop - Diretora e Fundadora do Instituto Singularidades de Formação Inicial e Continuada de Professores e Especialistas em Educação
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